Na falta de energia, ligue para 0800 51 74 92
Histórico
Você está em A Cooperluz > Histórico

HISTÓRICO

Nas décadas de 60 e 70, o Governo Federal através de programas de eletrificação incentivou a criação de cooperativas de eletrificação rural. Dentro deste contexto com o apoio dos prefeitos, lideranças, comunidade e principalmente dos agricultores da região noroeste do Rio Grande do Sul, em 05 de dezembro de 1970 era fundada a Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Noroeste Ltda., Cooperluz. No início as dificuldades de manter a cooperativa foram grandes, pela falta de estrutura, pela escassez de recursos e de pessoal. Para superar estes desafios além dos programas de eletrificação rural, a Cooperluz contou com o apoio das prefeituras da região, do governo estadual, de entidades representativas e principalmente dos seus associados que acreditaram e deram suporte para que os objetivos e a missão da cooperativa fossem alcançados, de eletrificar e de levar as redes de energia aos mais distantes rincões.

Com o passar dos anos, junto com a eletrificação rural e a distribuição de energia, surgiu a oportunidade de fornecer aos associados materiais elétricos, móveis e eletrodomésticos. O negócio começou pequeno e evoluiu chegando a ter uma rede de 12 lojas na região, porém, depois de muitos planos econômicos, inflação o setor de varejo no final dos anos 80 passou por uma crise e grandes redes de lojas fecharem suas portas.

Em 1990, a Cooperativa foi reestruturada e teve a sua parte comercial de lojas extinta passando a atuar única e exclusivamente na distribuição de energia elétrica, razão da sua fundação.

Em 1993 deu início a uma luta pela igualdade e da possibilidade da cooperativa poder praticar as mesmas tarifas que a então concessionária CEEE/RS praticava aos seus consumidores, especialmente os rurais, culminando com o reconhecimento do pleito pelo extinto DNAEE em tarifas diferenciadas de compra que possibilitou que as cooperativas do RS pudessem praticar tarifas iguais e ou próximas da concessionária.

Em 2003 e 2004 foram inauguradas e colocadas em operação duas usinas de geração de energia elétrica (PCH Santo Antonio e a CGH Caraguatá/Comandai) com capacidade instalada de 5,453 MW.

Em maio de 2007, por opção e determinação legal, a Cooperluz foi desmembrada e as usinas de geração de energia passaram para a recém-fundada Cooperluz – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento.

Em Maio de 2010, a Cooperluz foi regulamentada como permissionária do serviço público de distribuição de energia elétrica através do contrato de permissão 032/2010 assinado em 31/05/2010 com órgão regulador Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica com prazo de permissão de 30(trinta) anos, podendo ser renovado a critério do poder concedente.

Perfil

A COOPERLUZ - Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste é uma sociedade de pessoas, de natureza civil, com sede na cidade de Santa Rosa/RS, fundada em 05/12/1970, regida pela Lei nº 5.764 de 16 de dezembro de 1971, que regulamenta o sistema cooperativista no país e tem como finalidade a prestação de serviços aos seus 15.051 associados. A Cooperativa atua no ramo de infraestrutura e tem como objetivo social principal, adquirir energia elétrica e distribuir aos seus associados em 15 municípios, conforme definido em seu estatuto social, na Resolução de enquadramento e no contrato de permissão. A atividade de distribuição de energia elétrica sob a forma de permissão consiste nas atividades de aquisição da energia, a distribuição, a comercialização, a manutenção de redes e equipamentos e a administração. Complementando estas atividades, a cooperativa possui uma estrutura de apoio operacional composta de oficina de reparo de transformadores e medidores, oficina mecânica e fábrica de postes, além de construir as próprias redes de energia elétrica.

 

Dados Cadastrais

Razão Social: Cooperluz – Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste

Endereço: Rua Bela Vista, 62 – Caixa Postal – 206 - Santa Rosa-RS - CEP: 98900-000

Fone: 55 3511 9500

Site: https://www.cooperluz.com.br

Natureza Jurídica: Sociedade Cooperativa - Forma de Constituição: Estatuto Social

Atividade Econômica Principal: Distribuição de Energia

Contrato de Permissão nº: 032/2010 de 31/05/2010.

 

Unidades Operacionais e Administrativas:

Matriz(UO): Situada na Rua Bela Vista nº 62 Vila Agrícola, em Santa Rosa/RS, onde se encontra a coordenação operacional, compras, patrimônio, ordens em curso, almoxarifado, equipes de construção e manutenção de redes, fábrica de postes, oficina de transformadores e veículos;

Sede Administrativa(UA): Situado na Av. Santa Cruz nº 989 – Centro em Santa Rosa/RS onde temos a administração central com a Diretoria Executiva, departamentos de engenharia, técnica, contábil, financeira, RH, atendimento comercial, faturamento de energia, COD e atendimento 24horas.

Galeria de imagens (clique para ampliar):

Copyright © 2013 Cooperluz - Todos os direitos reservados