Resource id #5Resource id #6 Cooperluz
Na falta de energia, ligue para 0800 51 74 92
Notícias
Você está em A Cooperluz > Notícias
ANEEL APROVA REVISÃO TARIFARIA DA COOPERLUZ E OUTRAS DUAS COOPERATIVAS
ANEEL APROVA REVISÃO TARIFÁRIA DA COOPERLUZ E OUTRAS DUAS COOPERATIVAS

 

Cooperativas do RS têm revisões tarifárias aprovadas

 

Cooperativas localizadas no Rio Grande do Sul tiveram as revisões tarifárias aprovadas nesta terça-feira (25/7) pela Diretoria Colegiada da ANEEL.  São elas: Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões (Cermissões), (Cooperluz) - Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste e Coprel Cooperativa de Energia. As tarifas entram em vigor a partir do dia 30/07/17 e terão vigência até 29/07/2018.

 

As tarifas de energia dos associados/consumidores da COOPERLUZ terão um reajuste com efeito médio de 19,96%. A classe de alta tensão terá um efeito médio de 23,56% e a baixa tensão de 19,64%.

 

O efeito médio da alta tensão refere-se à classe A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

 

A maior variação no reajuste ocorreu na parcela “A” no item de compra de energia (TE) que dobrou de valor, conforme definiu o Decreto 6160/2007 que a partir da 2ª Revisão Tarifária seria retirado 25% de desconto das cooperativas permissionárias.  


Sobre a parcela “A” as distribuidoras de energia não tem gerência, sendo composta pelos itens de encargos setoriais (CDE/TFSEE/PROINFA), a aquisição de energia elétrica (TE) e transporte energia (TUSD).

A Parcela “B” – denominada de itens gerenciáveis teve um efeito médio no reajuste de apenas 1,52%. Esta parcela é composta dos custos operacionais, de manutenção e administrativos, além dos custos de reposição e investimentos de ativos.

Nenhuma imagem cadastrada.

 

Copyright © 2013 Cooperluz - Todos os direitos reservados