Resource id #5Resource id #6
A COOPERLUZ na busca constante na melhoria do atendimento e na qualidade da energia distribuída aos seus associados intensifica a implantação de sistema de automação dos equipamentos religadores. Anteriormente a 2013 todos estes equipamentos eram operados manualmente pelas equipes em cada município.
Basicamente, o religador é um equipamento que atua quando ocorrem curtos-circuitos temporários nas redes de energia, protegendo e reestabelecendo a energia no sistema.
Para a implantação da automação, além da aquisição dos religadores com esta tecnologia, foi necessário investimentos em software, sistema de comunicação remota, e principalmente em treinamento de pessoal.
O monitoramento instalado na sala do COD – Centro de Operação da Distribuição na sede administrativa utiliza um software (programa de computador) próprio que através de sinal á rádio (internet) permite monitorar, controlar e operar remotamente (á distância) os equipamentos instalados no campo.
O sistema também permite o gerenciamento do sistema de distribuição de energia elétrica com análise de demandas e da tensão fornecida aos consumidores, da mesma forma, possibilita gerar relatórios com alarmes e eventos do equipamento religador, como atuações, falhas na comunicação, falta de energia, baterias fracas entre outros.
Com a implantação do sistema a Cooperluz espera diminuir gradativamente o tempo de atendimento nas faltas de energia aos associados e obviamente os custos operacionais da cooperativa. O sistema está em fase de implantação, com entrada em operação regular a partir de 2014.
Nenhuma imagem cadastrada.