Resource id #5Resource id #6 Cooperluz
Na falta de energia, ligue para 0800 51 74 92
Notícias
Você está em A Cooperluz > Notícias
CONSELHEIROS DE NUCLEOS DEBATEM TEMAS DECISIVOS
REPRESENTANTES DO CONSELHO DE NÚCLEOS DA COOPERLUZ ANALISAM RESULTADO DE 2013 E TEMAS IMPORTANTES PARA 2014

 

CONSELHEIROS DE NÚCLEO DEBATEM TEMAS DECISIVOS NO RUMO DA COOPERATIVA

 

No dia 17 de dezembro de 2013, estiveram reunidos em reunião ordinária semestral, representantes dos 27 núcleos, conjuntamente com os Conselheiros Administrativos, os Conselheiros Fiscais e colaboradores da COOPERLUZ – Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste – e da COOPERLUZ – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento na sede social da Afuluz em Santa Rosa.

Na oportunidade foram apresentados e discutidos diversos assuntos relativos à Vida da COOPERLUZ no corrente ano.

Inicialmente foram apresentados os dados contábeis e financeiros do período e alguns indicadores de desempenho que reforçam a continuidade da boa situação econômica e financeira da Cooperluz. Também foram destacados os montantes expressivos que foram investidos no período em torno de R$4,63 milhões de reais, seja em melhorias no sistema de distribuição da cooperativa, na renovação da frota de veículos, ou na instalação de equipamentos. Também foram apresentados os dados e indicadores das áreas comerciais e técnica, demonstrando a evolução na aquisição de energia, os volumes da energia distribuída, as perdas de energia, o crescimento da demanda com o incremento da carga instalada e a melhoria das medições e instalações.  Também foram enumerados os diversos investimentos realizados do sistema de distribuição de energia com a substituição de cabos, regularização de níveis de tensão, automação e instalação de equipamentos, entre outros. Ressaltado que a Cooperluz tem procurado investir, inicialmente em melhorar a qualidade da energia distribuída, mas fundamentalmente na confiabilidade do sistema, com menos interrupções. Os representantes também tiveram conhecimento dos atendimentos realizados no ano pelo sistema 0800 517492 e pelo atendimento presencial, seja por falta de energia, por solicitações de serviços, pedidos de informações, pedidos de ligações, entre outros.

Também foi feito uma análise da 1ª Revisão Tarifária Periódica ocorrida em 30/06/2013, quando primeiramente a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou um reposicionamento tarifário médio de 22,22% e do pedido de reconsideração feito pela Cooperluz de diversos itens, entre eles o entendimento que o índice de reposicionamento deveria ser menor, fato que a agência acatou e reconsiderou o reajuste, aprovando em 05/09/2013 o reposicionamento médio das tarifas de energia em 12,95% permanecendo este índice até a data de 30/06/2014. Um fato que destacamos foi á redução das tarifas em abril/13 com a extinção pelo Governo Federal de alguns encargos setoriais e a recomposição do equilíbrio econômico e financeiro das distribuidoras pela equiparação das tarifas rurais, de consumidores livres aos níveis das tarifas residenciais.

O Presidente Querino, esclareceu que um novo marco está sendo estabelecido  na Cooperluz e que ficou latente com a revisão tarifária que passamos neste ano, que devemos buscar tarifas de suprimento de energia e demanda á preços compatíveis aos nosso mercado essencialmente rural, em função que a legislação prevê a perda gradual dos descontos no suprimento a partir de 2017 quando entramos no 2º ciclo de revisões tarifárias. Outro fator de extrema importância é a diminuição da dependência da atual supridora e que tenhamos um sistema mais confiável com menos interrupções. Este desafio não só para a Cooperluz, mas para todas as cooperativas permissionárias é premente e que já iniciamos os trabalhos e em breve os representantes terão acesso ao resultado e as soluções propostas.   

Na área de geração de energia foram feitos relatos das atividades e ações da COOPERLUZ – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento, bem como, uma sequencia de imagens demonstrando o andamento da construção da PCH Bela União.

Para conclusão das atividades do dia apresentou-se o andamento dos programas sociais como apoio à Agricultura Familiar e especialmente o Programa de Cooperativismo nas Escolas-PCE, que comemorou seus 20 anos de Educação para a Cooperação e Cidadania em parceria com Escolas, secretarias municipais e regionais de Educação, AREDE e outras organizações da região.

Finalizando, o Presidente da COOPERLUZ, Sr. Querino Volkmer agradeceu à todos(as) pela participação ressaltando que a COOPERLUZ desde 1995 realiza de forma ininterrupta este trabalho efetivamente democrático com os Núcleos consultivos da Cooperativa. Destacou assim também uma fala/registro do Prof. Dr. Walter Frantz por ocasião da comemoração dos 20 Anos do PCE: “...dialogar, ouvir, falar e dar espaço na cooperativa é extremamente necessário para não perder o sentido real da Cooperação”.

Finalizou desejando aos presentes e seus familiares efusivos votos de FELIZ NATAL e Próspero 2014 à todos(as)!!!

 

Outras imagens:

 

Copyright © 2013 Cooperluz - Todos os direitos reservados