Saiba Mais

Ações do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas são divulgadas a nível de estado

O projeto desenvolvido pela cooperativa escolar (informal) COOPER SÃO JOSÉ foi apresentado e recebeu destaque!

Ações do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas são divulgadas a nível de estado

Fechando o primeiro semestre do ano, as ações desenvolvidas por meio do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas, avançam para o campo prático, e geram repercussão muito positiva.

Foi o caso da COOPER SÃO JOSÉ, uma cooperativa escolar (informal), desenvolvida por meio dos encontros de formação do PCE na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, do município de Alecrim/RS. Por meio da cooperativa escolar, os alunos colhem as frutas da estação, processam, armazenam o suco para o consumo durante o ano letivo, nos eventos educacionais realizados pelo município e ainda comercializam. Assim, aprendem a se organizar e trabalhar de forma cooperativa. O resultado, que vai além do campo educativo teórico, é compartilhado por todos os associados e associadas.

 O PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas é um trabalho pioneiro de educação cooperativista na Região Fronteira Noroeste do RS, articula-se a nível regional, desenvolvido pela COOPERLUZ- Cooperativa Distribuidora de energia Fronteira Noroeste, em parceria com as Secretarias de Educação, e tem por objetivo contribuir para a formação de uma consciência associativa, no sentido de construir uma participação ativa e consciente nos espaços sociais e políticos, por meio do desenvolvimento de cooperativas escolares.

Assista:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/alunos-de-escolas-em-alecrim-aproveitam-frutas-da-estacao-para-o-cardapio-da-merenda/7757137/?mais_vistos=1