Saiba Mais

ANEEL aprova reajuste tarifário da Cooperluz e de outras 14 Cooperativas

A COOPERLUZ, em comparação as demais cooperativas do RS, têm a 4ª menor tarifa residencial e rural. Em relação a principal concessionária da região, as tarifas da COOPERLUZ estão em média 20% menores.

ANEEL aprova reajuste tarifário da Cooperluz e de outras 14 Cooperativas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pela sua Diretoria colegiada aprovou nesta terça-feira (27/7), o reajuste tarifário da COOPERLUZ e de outras 14 cooperativas localizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Ao calcular os índices de reajuste, conforme estabelecido no Contrato de Permissão, a Agência considera a variação de custos associados a prestação do serviço que a empresa teve no decorrer do período de referência. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide a inflação e outros custos como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

A Cooperluz em conjunto com outras cooperativas, em outubro/2020 realizou uma Chamada Pública para aquisição de energia elétrica no mercado livre, com o propósito de conseguir uma energia mais barata em relação a atual supridora. O resultado foi de pleno êxito, e o novo suprimento terá início em 01/01/2022. Esta aquisição de energia, trouxe resultados já neste processo, com a redução de -7,92% na tarifa média de aquisição de energia, permitindo que no conjunto as tarifas dos associados da cooperativa tivessem reajustes abaixo da inflação/IPCA.  

O efeito médio nas tarifas foi de 6,42%, sendo 0,42% para o grupo A (Alta Tensão), e de 7,07% para o grupo B (Baixa Tensão). 

Estratificando o efeito médio das tarifas do Grupo B (Baixa Tensão), as tarifas do residencial (B1) e Comercial e outras atividades (B3) o reajuste será de apenas 1,57%. No caso da tarifa Rural (B2) o efeito será de 9,01%, em razão da aplicação do Decreto do Governo Federal nº 9642/2018 que determinou a retirada em 5 anos de 2019 á 2023 dos descontos de 30% que a tarifa rural tinha em relação a tarifa residencial. O efeito desta retirada na tarifa rural será de acréscimo de 6% a cada ano até 2023, quando a tarifa rural será equiparada a tarifa residencial. Atualmente esta diferença está em 12%. 

Em conformidade a Nota Técnica SGT/ANEEL nº 163/2021, a COOPERLUZ comparativamente as cooperativas permissionárias do RS têm a 4ª menor tarifa – residencial e rural. Em relação a principal concessionária da região, nossas tarifas estão em média 20% menores.

Deste processo a diretoria colegiada da ANEEL emitiu a Resolução Homologatória nº 2909 de 28/07/2021 com as novas tarifas com vigência a partir 30 de julho de 2021 até 29 de julho de 2022.

As novas tarifas de fornecimento estão disponíveis para consulta no site da Cooperluz em informações ao cooperado: https://www.cooperluz.com.br/tarifas

A Direção da Cooperluz analisou os resultados da 3ª Revisão Tarifária e um grande objetivo foi alcançado, em trazer já neste processo uma parte dos resultados com a compra de energia no mercado livre que terá início em 01/01/2022, beneficiando todo o nosso quadro social com tarifas menores.