Saiba Mais

PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas

Cooperluz Realiza Etapa de Formação Continuada de Educadores do PCE

PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas

No dia 23 de junho realizou-se no Espaço Eventos em Guia Lopes, Santa Rosa - RS, a primeira etapa de formação continuada de educadores. Este plano de formação continuada dos educadores e educadoras está vinculado ao Programa de Cooperativismo nas Escolas (PCE), desenvolvido pela COOPERLUZ - Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste, por meio do Departamento de Educação e Comunicação, desde 1993, este ano completando 29 anos de atuação.

Em parceria com o Projeto de Extensão “Direitos Humanos, Cultura de Paz e Cooperação nas Escolas”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu - dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo - RS, sob a coordenação da Dra. Rosângela Angelin.

O PCE é um programa que atende 19 escolas, em 08 Municípios, da nossa região sendo os Municípios de Cândido Godói, Santo Cristo, Alecrim, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Campina das Missões, Ubiretama e Santa Rosa, com mais de 55 educadores envolvidos, 61 turmas do 7º, 8º e 9º anos, e 914 alunos participando do programa neste ano.

O Presidente da Cooperluz, Sr. Querino Volkmer, participou da abertura do evento destacando as ações sociais e educacionais que a Cooperativa vem desenvolvendo em prol do associado, destacou também que a cooperativa é referência regional em distribuição de energia elétrica e cooperativismo, primando sempre em distribuir energia de qualidade para o bem-estar dos associados, colaboradores e comunidade, e a importância do PCE .

Os palestrantes e painelistas Dra. Rosangela Angelin e o Dr. Celso Gabatz, abordaram o tema: Educação Cooperativista: Desafios e Oportunidades na Construção Coletiva de Novos Saberes e Novas Vivências.

Na parte da tarde o colaborador Emerson Bernardi apresentou as principais atividades desenvolvidas pela Cooperluz e os programas sociais e educacionais. Foi realizado ainda o planejamento das atividades do PCE, relacionadas as ações socioambientais e o cronograma da formação continuada a ser desenvolvida no segundo semestre.

Educadores e educadoras, diretores de escola e coordenadores pedagógicos dos Municípios, participam desta formação que terá ainda mais duas atividades On-Line no segundo semestre e mais um encontro presencial no final do ano.