Na falta de energia, ligue para 0800 51 74 92
Ações Socioambientais
Você está em Programas e Projetos > Ações Socioambientais

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

Dimensão Ambiental

Em decorrência que a nossa área de atuação é eminentemente rural, devemos ter uma vigilância e um acompanhamento permanente quanto ao manejo da vegetação sob toda a rede de distribuição. O trabalho de supervisão, assessoramento é realizado por empresa especializada que organiza, mapeia, define prioridade e encaminha os licenciamentos florestais e ambientais, além de treinar os colaboradores tanto para a execução de serviços técnicos na manutenção das redes com necessidade de intervenção florestal, quanto no atendimento aos preceitos legais vigentes na legislação ambiental e florestal.

Gestão de resíduos

As atividades da empresa resultam em resíduos específicos, de acordo com os setores. Os procedimentos adotados visam à incorporação da prática diária de princípios sustentáveis, por todos os funcionários, de todos os setores.

Coleta Seletiva

Nos setores administrativos a coleta seletiva engloba a separação do material produzido na rotina dos escritórios, em especial na separação de papel do restante do lixo seco. A coleta seletiva na cidade de Santa Rosa permite o encaminhamento do lixo seco produzido para o processo de separação e reciclagem. Todas as salas contam com recipientes específicos para deposição do material. O lixo orgânico produzido é encaminhado para a coleta seletiva do município. O descarte de papéis e documentos de arquivos antigos são encaminhados periodicamente para reciclagem específica.

Ecopapão – Coletor de Resíduos Tecnológicos

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa pela Secretaria de Meio Ambiente criou o programa ECOPAPÃO, com o objetivo de criar uma rede de postos de recebimento de pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos para posterior coleta e encaminhamento para empresa especializada em receber estes materiais. A Cooperluz, na sua sede administrativa é credenciada como posto de recebimento destes materiais e tem contribuído e incentivado seus associados e colaboradores a fazer o destino correto destes materiais.

Descarte de Lâmpadas Econômicas e Fluorescentes

A Cooperluz em suas unidades administrativas e operacionais em Santa Rosa tem como prática que substituições de lâmpadas fluorescentes e econômicas devem ser encaminhadas para a empresa credenciada em Santa Rosa da “Apliquim Brasil Recicle” em receber estes materiais e encaminhá-los para a descontaminação e descarte. Destas destinações a empresa fornece certificado da descontaminação do mercúrio e descarte do restante.

Equipamentos de Informática e Eletrônicos

Os equipamentos de informática e eletrônicos quando considerados obsoletos, em desuso e ou queimados temos como prática a destinação e descarte em campanhas de coletas destes equipamentos realizadas por órgãos públicos e entidades de Santa Rosa.

Manutenção de Veículos

O setor de manutenção de veículos armazena todo o produto gerado a partir dos seus serviços, como óleo queimado e peças danificadas, para posterior destinação às empresas cadastradas e licenciadas para este tipo de recebimento. A prática é adotada desde o ano de 2011.

Materiais Desativados de Redes

Todo material desativado, descartado ou inutilizado nos serviços de construção e manutenção de redes, são recolhidos no campo pelas equipes e acondicionados em baias, com posterior separação e destinação à reciclagem e ou reaproveitamento.

Supressão Vegetal Autorizada de Espécies Arbóreas

A Cooperluz possui duas equipes de funcionários treinados e dedicados ao manejo de toda e qualquer forma de vegetação. Previamente e anualmente é realizado o licenciamento florestal para manejo da vegetação localizada sob a rede, na faixa de servidão junto ao Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As formas de manejo consistem na roçada, na poda e na supressão de exemplares com potencial risco de dano à rede, sempre de acordo com o determinado e permitido pelo Alvará.

As novas ligações de redes atendem a um estudo prévio de alternativas locacionais, sendo que os novos traçados são definidos de acordo com o menor grau de impacto na vegetação nativa existente. A Cooperluz quanto pertinente, tem adotado a prática de utilizar cabos isolados na construção de suas redes, em especial em áreas de preservação permanente.

As compensações florestais decorrentes dos respectivos licenciamentos são realizadas através do plantio de mudas e de participações em projetos ambientais desenvolvidos por outras entidades, das quais a Cooperluz torna-se parceira. A Cooperluz tem celebrado convênios com Prefeituras Municipais, através dos quais participa da implantação de projetos de recuperação de áreas de preservação permanente.

Relatório Socioambiental

Veja mais aqui

Copyright © 2013 Cooperluz - Todos os direitos reservados