A Cooperluz

Programas e Ações Socioambientais

PCE – Programa Cooperativismo nas Escolas

PCE – Programa Cooperativismo nas Escolas

Educar para a cooperação!

O PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas é um trabalho pioneiro de educação cooperativista na Região Fronteira Noroeste do RS. Está em funcionamento e em constante aperfeiçoamento desde 1993. Elaborado e coordenado pelo Departamento de Educação e Comunicação da Cooperluz, articula-se a nível regional com a participação ativa de diversas entidades, professores (as) e estudantes.

Os objetivos do PCE são:

  • Contribuir para a formação de uma consciência associativa, especialmente entre os jovens, no sentido de construir uma participação ativa e consciente nas entidades e em todos os espaços sociais e políticos;
  • Formar lideranças democráticas, éticas e comprometidas com as entidades e instituições da região, fortalecendo a organização e o controle sobre elas;
  • Incentivar a escola no processo de adequação do ensino à realidade do educando, possibilitando uma educação integral, que visa à preparação do aluno como membro atuante e transformador da sociedade;
  • Contribuir para o desenvolvimento e avanço das experiências cooperativas e associativas já existentes e motivar para a criação de novas, dentro das necessidades da população.

Atualmente o trabalho vem sendo desenvolvido com turmas do 7º ao 9º Ano do ensino fundamental com as seguintes abordagens:

7ª Ano: Cooperar é Legal: Princípios, valores e a cooperação no núcleo familiar, comunidade, escola e município;

8ª Ano: Liderança com Ética e Democracia;

9ª Ano: "Nossa Cooperativa: Nossa responsabilidade com o Mundo".

PCE – Imagem Escolas

O livro “CAMINHOS DA COOPERAÇÃO” foi idealizado pelo departamento de educação e comunicação da COOPERLUZ e é a base dos estudos do programa. Publicado pela FuRI, está na sua segunda edição, com mais de mil e quinhentas unidades entregues gratuitamente aos educandos e educadores do programa.

Dentre as práticas que são desenvolvidas no PCE está a formação de cooperativas nas escolas participantes. Para a elaboração de seus projetos contam com orientação de professores (as) locais, e quando necessário extensionistas da EMATER, da AREDE-Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa, dos pais, e também de outros profissionais da comunidade.

Ao final de cada ano letivo, os alunos participam de viagens de estudos e da IRCE - Integração Regional das Cooperativas Escolares, com o objetivo de apresentar os projetos desenvolvidos pelas cooperativas escolares (não formais), promover a integração, a troca de experiências e reforçar o espírito da cooperação.

No processo de capacitação e formação continuada, os educadores(as) do PCE participaram de encontros de formação e de planejamento, onde são abordados temas alusivos ao cooperativismo, a cidadania e diversidade na escola, além de temas ambientais.

Anualmente participam das atividades do PCE aproximadamente 650 estudantes de 13 escolas em seis municípios da área de abrangência da Cooperluz.

PCE – Imagem Escolas